BNDES aprova financiamentos de R$ 2,9 bilhões para Rumo.

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) assinou com a Rumo, concessionária de ferrovia e terminais portuários, contratos de financiamento no valor total de R$ 2,9 bilhões.

Os recursos serão destinados a apoiar os investimentos no âmbito da concessão de transporte ferroviário de cargas, inclusive na concessão da Rumo Malha Paulista, e ainda estão sujeitos ao cumprimento de condições usuais para desembolso, disse a empresa em comunicado ao mercado.

Os empréstimos terão carência até dezembro de 2019, com prazo de pagamento até dezembro de 2029 e a custo máximo de TJLP mais 3,88% ao ano.

A Malha Paulista é uma ferrovia que corta o Estado de São Paulo e integra o principal corredor de escoamento do agronegócio do país ao se conectar à Malha Norte, também da Rumo. Juntas, ligam Rondonópolis (MT) a Santos (SP), onde a empresa explora terminais portuários para embarque de cargas.

A Rumo já obteve da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) a aprovação para prorrogar antecipadamente, por mais 30 anos, a concessão da Malha Paulista, que vence em 2028. O processo, contudo, tem de ser aprovado ainda pelo Tribunal de Contas da União (TCU). Em troca da prorrogação, a Rumo promete investir quase R$ 5 bilhões.

Fonte: Revista Ferroviária